segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HIP HOP - MOVIMENTO, PROTESTO E EXPRESSÃO (por Vinícius Gama)


Diga-se de início que o modo como o mundo funciona é extremamente dinâmico e reativo. Acontecimentos geram outros acontecimentos e estão sempre em transformação, ou simplesmente em constante movimento. Um desses casos é o do hip hop, que surgiu no Brasil nos anos 1980 com o intuito de reagir, protestar contra o sistema que agredia a classe mais baixa, que era a situação dos jovens negros e pobres das cidades grandes, principalmente em São Paulo, onde o movimento veio com mais força. Sua origem se deu nos Estados Unidos na década de 1960 com os negros do subúrbio de Nova York, que utilizavam o instrumental africano como base para se fazerem levadas bem fraseadas e de alta expressividade, pois as letras, que em sua maioria também eram de protesto, serviam para amenizar a dor das guerras entre as gangues, serviam de mensagem para outras gangues, e até mesmo delimitar regras na região.
O hip hop divide-se em seis pilares: DJ (Disc Jockey), rap (rhythm and poetry), beatbox, MC (Master of Cerimonies), break dance e grafite. Todas essas expressões representam o movimento hip hop e podem ser executados individualmente ou em diferentes combinações. O que se deve entender é que o hip hop é um movimento, e os pilares suas expressões.
Embora, hoje, as letras do hip hop se voltem mais para o machismo e a pornografia, o movimento tem grande força em todo o mundo. No Brasil, o maior exemplo é o Racionais MC’s, que com suas letras pesadas relatam a realidade em sua mais cruel ferocidade. No Rio de Janeiro existe a CUFa (Central Única das Favelas), que é reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais.
Se o hip hop veio para protestar, seus seguidores vieram para se expressar. Expressar-se é estar apto a lutar por um ideal. Para tal movimento seu ideal é a cidadania. Ser cidadão é estar conectado em todos os tipos de políticas. E estar a par do que os rodeia é se comunicar com a realidade.
Expresse-se...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

II Mostra ArteUne

II Mostra ArteUne, em 15/07/11 a partir das 14h, SESC Niterói.

Nessa II Mostra ArteUne teremos uma temática junina com atrações típicas, comidas, bailes e como sempre, muito boa música e diversas atrações.

Venham, participem da mostra e das reuniões que acontecem sempre às terças-feiras, às 14h no Sesc Niterói.Nas reuniões há debates, visitas, mostras e articulações de cada mostra. Você artista ou amante das artes, venha e participe! Você também poderá participar de uma mostra.
A cultura é a herança mais valiosa de um povo.

Compareçam, prestigiem, participem.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Serviço

PROGRAMAÇÃO


16:00 – Coral o Coro Come

16:30 – apresentação ArteUne

16:40 – Puro Estilo

17:00 – Lisa

17:05 – Banda Gemini

17:35 – Fagner

17:40 – Negros e Vozes

18:10 – Papo de Cultura

18:50 – Lisa e Fagner(Encontro dos poetas)

19:00 - Dunia Mahasin+Yussef

19:30 – Curtaqui!!!

19:40 – OCG

20:10 – Curtaqui!!!

20:20 – Cordel Eletrônico

CARTAZ

terça-feira, 15 de março de 2011

PROGRAME-SE!!!


Para onde vai a cultura no século XXI? Quais os futuros possíveis que podem ser construídos hoje a partir das práticas culturais, em seus vários formatos, linguagens e recursos?

Essas duas perguntas urgentes norteiam o Verão da Cultura, evento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro que vai ocupar o Parque Lage nos dias 19 e 20 de março de 2011.

Para a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, “o Verão da Cultura.Urgente é um termômetro que ajudará a traçar políticas públicas para todo o estado. É uma tomada de pulso para um novo ciclo que, com certeza, vai gerar frutos para a cultura do Rio de Janeiro”.

Com esses temas centrais em pauta, o belo casarão da Escola de Artes Visuais vai abrigar mesas de debates (Cidade.Agora, Futuro.Agora e Cultura.Agora), redes de experiências e redes de ideias, além de diversas performances e da exposição coletiva Arte.Agora, que promete apresentar um panorama da produção recente de um diversificado grupo de artistas do Rio de Janeiro, reunido pelo curador Marco Antonio Teobaldo.

Nas palavras da curadora do evento, Heloisa Buarque de Hollanda, o principal objetivo das atividades é “fazer um diagnóstico do que está acontecendo no ‘agora’, em termos de inovação na área da cultura, e pensar nas perspectivas futuras.”

PROGRAME-SE EM:

http://www.cultura.rj.gov.br/veraodacultura/

sábado, 5 de março de 2011

Diversidade sexual no século 21

Trabalhar a criação e a leitura nesses dias em que a diversidade sexual e a questão de gênero estão estereotipizadas á ponto das pessoas não mais conseguirem se situar dentro de um contexto e opinião próprios-tamanha diversificação deturpada dessas questões que aparecem (e ainda mais com a questão de múltiplos estímulos existentes, que acabamos não sabendo quais usar!)

Os debates se tornam mais do que necessários para apresentar e mostrar todas as formas existentes de diversidade sexual, para que possam se conhecer e exteriorizar as suas dúvidas, já que a mídia colocar toda a forma de gênero de maneira totalmente arbitrária e nula (não sabem do que gostam e do que são!). Percebemos as pessoas imitando, tanto os seus ídolos quanto aos modismos rápidos, de uma forma inconcebida e desprovida de entendimento-que acabo por pensar como estarão essas questões daqui há 30 ou 50 anos!

Não estamos aqui querendo mostrar uma maneira certa de viver, e sim queremos alertar aos nossos alunos e toda á sociedade quanto ás arbitrariedades do mundo atual que não percebemos, pois essas questões são muito subjetivas-imperceptiveis!Acabo sendo percebido, apenas por aquelas pessoas que tem autonomia (caso raro nos dias de hoje!
A oficina tem como objetivo,assim como esse trabalho da diversidade sexual e de genero-á levar autonomia,criatividade e a se conhecer corporalmente e mentalmente (para que não caiamos em armadilhas e estereótipos!)

A diversidade sexual está inserida em tudo o que nós falamos, pois o corpo conhecido em que você vive assim como seus anseios e gostos sexuais são importantes para o amadurecimento pessoas e orgânico dos indivíduos!
A questão de gênero está muito desfocada - vemos que o meio de comunicação em massa tem criados novas formas de gêneros (como sub-estilos sexuais derivados de artistas e bandas que trazem e ditam tendências!)
Exemplos disso é a Neo-Virgindade apregoada por artistas como Jonas Brothers e Myley Cyrus, aonde as pessoas seguem o que eles falam e fazem (?) e passam a pensar iguais (não temos mais autonomia, e com isso vira território livre para infertilidades desse gênero!)

Devíamos seguir ás nossas próprias impressões e conceitos!Imagina o que poderá ser quando grupos ou artistas promoverem a anarquia e a desordem total dentro desses contextos?

Um pouco sobre criatividade e História

INICIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO HOMEM

DESDE PRÉ-HISTORIA, O HOMEM BUSCA MANEIRAS CRIATIVAS PARA RESOLVER E BUSCAS ENTENDER O MUNDO E JUNTO COM ELE A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESAFIOS LANÇADOS SOBRE ELE, PELA NATUREZA!
PERDIDO EM UM MUNDO HOSTIL E INEXPLORADO, O HOMEM SEMPRE BUSCOU MANEIRAS PARA TENTAR SE ENTENDER E ENTENDER O MUNDO, JÁ QUE FOI LANÇADO EM UM ABISMO SEM TER POR ONDE CORRER!
BOM LEMBRAR, QUE OS PRIMEIROS HOMINIDEOS (HOMENS) TINHAM UM QUARTO DO CEREBRO QUE NÓS TEMOS HOJE, VEMOS ASSIM, QUE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DEMOROU MILHARES DE ANOS (DE TENTATIVAS E ACERTOS) PARA CHEGAR AO PATAMAR /ESTADO ATUAL AO QUAL ESTAMOS HOJE!
FORAM PRECISOS VARIAS ERAS E MUDANÇAS NO PLANETA, PARA QUE O HOMEM PODESSE EXPLORAR, SE CONHECER E SE ENTENDER!
VAMOS PENSAR NO SEGUINTE: SE NÃO TIVESSE ACONTECIDO A ERA GLACIAL, AONDE O HOMEM ATRAVES DA CRIATOVIDADE, TEVE QUE ARRUMAR MEIOS PARA QUE PODESSE MONTAR MECANISMO DE SOBREVIVENCIA E ALIMENTAÇÃO, ESTARIAMOS AQUI HOJE?
FORAM GRAÇAS AS MUDANÇAS BRUSCAS E A VIVENCIA EM UM MUNDO DESCONHECIDO, QUE O HOMEM TEVE QUE SE DESDOBRAR PARA QUE PODESSE VIVER E PODER FAZER/REALIZAR FORMAS DE HABITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, COSTUMES PATRILINEARES (COMO FORMA DE ORDENAR A SUA TRIBO/OU O SEU POVO)!
INVENTAR HEROIS, DEUSES E VILOES, TAMBEM FOI UMA MANEIRA CRIATIVA QUE O HOME ENCONTROU, PARA QUE PODESSE DETER INFORMAÇOES PRIVILEGIADAS-TANTO DOS INIMIGOS QUANTO PARA EXERCER UM DOMINIO SOBRE DETREMINADO LUGAR/PESSOAS/PAÍSES!
VEMOS ASSIM QUE A CRIATIVIDADE NASCEU COM O HOMEM, POIS NO INICIO O HOMEM FEZ USO DELA PARA SUA COMPLETA E COMPLEXA SOBREVIVENCIA!E SE NÃO FOSSE POR ISSO, PROVAVELMENTE SERIAMOS MAIS UMA ESPECIE VIVA EXTINTA!
VEREMOS Á SEGUIR EXEMPLOS DE MOMENTOS PRIMORDIAIS EM QUE O HOMEM UTILIZOU A CRIATIVIDADE, E COM ISSO EXPANDIU OS LIMITES DE SUA CRIAÇÃO:

1-NA HORA DE MONTAR ARTEFATOS E ARMADILHAS (POIS NO INICIO OS ANIMAIS ERAM EM SUA MAIORIA, MUITO MAIORES DO QUE ELES), PARA CONSEGUIR MANTER A SUA ALIMENTAÇÃO!
2-QUANDO PRECISOU SUPORTAR O FRIO DAS ERAS GLACIAIS, CONSTRUINDO FORMAS DE SE AQUECER!
3-COM A DESCOBERTA DO FOGO, O HOMEM DESCOBRIU NOVAS POSSIBILIDADES DE ALIMENTAÇÃO, O QUE POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO DE SUA MANDÍBULA E A SUPREMACIA SOBRE ALGUMAS TRIBOS!
4-Á PARTIR DA CRIAÇÃO DE ARTEFATOS, DEU INICIO Á COMUNICAÇÃO HUMANA (POIS A PARTIR DAÍ TINHAM QUE SE CHEGAR Á UM DENOMINADOR COMUM)!E COM ISSO AO DESNVOLVIMENTO DE NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO!
5-NA CRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PEDRA LASCADA, A POSSIBILIDADE E CRIATIVIDADE DE SE CONSTRUIR, FOI O INICIO DE UM VISLUMBRAR DE NOVO MAR DE POSSIBILIDADES!
6-TÁTICAS DE BATALHAS ENVOLVEM MUITO A CRIATIVIDADE, PARA QUE SE POSSA PENSAR MAIS Á FRENTE E SUPERAR O RACIOCINIO DO ADVERSARIO, SURPREENDENDO-O!
7-SOBREVIVER Á AMBIENTES INOSPITOS DEU UMA BAGAGEM GENETICA AO HOMEM ATUAL PARA QUE NAS ADVERSIDADES POSSA RACIOCINAR E CRIATIVIZAR O MOMENTO E TEMPO CERTO!
8-NAS NEGOCIAÇÕES MERCANTIS, O DOM DE PENSAR ALEM E SER CRIATIVO PARA VENDER ESPECIARIAS FOI UM MARCO NA HISTORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS!
9-EM EXPEDIÇÕES ERA (E AINDA É) IMPRESCINDIVEL AO HOMEM SER CRIATIVO PARA DESVENDAR ENIGMAS E CHEGAR AO PONTO DETERMINADO (PROCESSOS CEREBRAIS COMPLEXOS)!
10-A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE TEORIZAM OS PROBLEMAS, BUSCAVAM MANEIRAS DE SE TER UMA SOLUÇÃO!






É IMPORTANTE SALIENTAR QUE OS ANIMAIS TAMBEM FAZEM USO DA CRIATIVIDADE E RACIOCICIO PARA QUE POSSAM SOBREVIVER E VIVER EM GRUPO!
EIS ALGUNS EXEMPLOS:
1-O CACHORRO QUANDO QUER PASSAR PARA ALGUM OUTRO LADO (E TEM UMA BARREIRA NO MEIO) ELE ESBARRA NA BARREIRA OU DÁ UMA PATADA E LOGO DEPOIS ELE PULA E ESCAPA!
2-UM CACHORRO OU UM GATO QUE BATEM Á PORTA OU COMEÇAM A LATIR, E VOCE CHEGANDO AONDE ELE ESTA ELE TE MOSTRA O QUE ESTA QUERENDO A PARTIR DE UMA VASILHA VIRADA OU ALGUMA OUTRA COISA!
3-OS INSETOS NA HORA DE VIVER EM COMUNIDADE E PRECISAREM MONTAR ALGUM TIPO DE ARMADILHA!
4-OS GOLFINHOS NA HORA DE ESCAPAR DOS PREDADORES FAZEM MANOBRAS PARA UM PROTEGER AO OUTRO E RODOPIANDO NA AGUA PARA CONFUNDIR OS PREDADORES!

MUITAS VEZES DEIXAMOS A CRIATIVIDADE EM SEGUNDO PLANO OU QUASE NÃO A USAMOS, POR MEDO DE INOVAR (O QUE PODE SER PREJUDICIAL (!
OS ANIMAIS DEMONSTRAM CRIATIVIDADE Á TODO MOMENTO,SEJA PARA ESCAPAR DE PREDADORES,SEJA PARA CONSTRUIR MORADIAS, ESCAPAR DO FRIO. ETC!
AS PESSOAS ESTÃO CRIANDO MUITO POUCO E COPIANDO POR DEMAIS, O QUE PODE CAUSAR UM BLOQUEIO CRIATIVO NA HORA EM QUE RALEMENTE PRECISAR!AI QUE ENTRA A IMPORTANCIA DA OFICINA!
QUANDO SE BUSCA FREQUENTEMENTE MELHORAR E ATINGIR OUTROS NIVEIS DE CRIATIVIDADE,É IMPORTANTE QUE SEMPRE ESTEJAMOS CRIANDO,FAZENDO ALGUMA COISA NOVA, QUE DESPERTE AREAS DO CEREBRO QUE POSSAM MELHORAR O NOSSO DESEMPENHO EM ALGUMA DE NOSSAS INTELIGENCIAS!




ABORDAGEM POLEMICA

ALGUMAS PESSOAS ACREDITAM QUE A CRITIVIDADE É UMA HABILIDADE POSSIVEL DE DESENVOLVIMENTO E UM GRANDE PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO!
ENQUANTO QUE OUTRA TEM A VISSÃO DE QUE A CRIATIVIDADE É UMA HABILIDADE INATA, LIGADA Á FATORES GENETICO/HEREDITARIO E, PORTANTO UMA IDENTIDADE DETERMINISTA!(EXTRAIDO DA INTERNET)!
OUTRAS CORRENTES CONSIDERAM QUE OS ESTIMULOS AMBIENTAIS DETERMINAM O QUÃO CRIATIVO O INDIVIDUO IRA SER, A PARTIR DE COMO A ELE É TRAMSTIDO OU COMO ELE INTERAGE COM O MEIO!
Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Quando as pessoas sabem que suas ações serão valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo, o apego aos paradigmas são formas de consolidar o status quo.
ALGUNS ADMITEM QUE A CRIATIVIDADE NÃO TENHA NECESSARIAMENTE LIGAÇÃO COM QUFICIENTE DE INTELIGENCIA (QI), E SIM QUE ELA TEM MAIS AFINIDADE COM A MOTIVAÇÃO DO QUE COM A INTELIGENCIA!















PROCESSO CRIATIVO
-Durante o processo criativo, freqüentemente distinguem-se os seguintes estágios:
.Percepção do problema
>É o primeiro passo no processo criativo e envolve o “sentir” do problema ou desafio.
Teorização do problema
>Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
Considerar/ver a solução
>Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução;é o impacto do tipo:”eureka”.Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema!
Produzir a Solução
>A ultima fase é converter a idéia mental em idéia pratica.É considerada a parte mais difícil,no estilo 1% de inspiração e 99% de transpiração”
Produzir a solução em equipe
>Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando precisam,tanto diagnosticar ou superar um problema quando otimizar ou inovar produtos,serviços e processos!











A criatividade humana se revela a partir de associações e combinações inovadoras de planos, modelos, sentimentos, experiências e fatos. O que realmente funciona é propiciar oportunidades e incentivar os indivíduos a buscar novas experiências, testar hipóteses e, principalmente, a estabelecer novas formas de diálogos, sobretudo, com pessoas de outras formações, tipos de experiências e cultura. Alguns indivíduos altamente criativos já apresentam naturalmente esse padrão de comportamento curioso, investigativo, voltado à experimentação, à inovação e à busca persistente de pequenas e grandes nuances, seja em suas áreas de interesse ou em terrenos nem tão familiares, envolvendo outras culturas, tecnologias, idiomas, etc. São pessoas que intuitivamente fazem o melhor exercício possível para o cérebro ao investir, de maneira consistente, no aprendizado e no estímulo a diferentes capacidades cognitivas e sensoriais.
Em suma, embora seja impossível modificar algumas características essenciais das pessoas, podemos incentivar comportamentos, estilo de vida e formas de interação com o mundo que permitam o desenvolvimento de novos padrões cognitivos e facultem aos indivíduos oportunidades de geração de insights criativos. O mais importante, no entanto, está no fato de que, no contexto organizacional, o que vale mesmo é a capacidade criativa coletiva.

Tipos de criatividade
Pode-se classificá-la segundo o lugar de origem e a forma como se manifesta. Um exemplo de classificação por lugar de origem é a seguinte:
• Criatividade individual:

• é a forma criativa expressa por um indivíduo

• Criatividade coletiva ou criatividade em grupo forma criativa expressa por uma organização, equipe ou grupo. Surge geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo e tem como objetivo principal otimizar ou criar produtos, serviços e processos.Na organização moderna a "criatividade em equipe" é o caminho mais curto e mais rápido para modernização e atualização de seus diversos métodos de gestão e de produção.





Definições De Criatividade

Para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva".
Segundo Flieger (1978), "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio".
• "o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma" (Suchman, 1981)
"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)
• "criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)
• "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)

• "um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística" (Amabile, 1983)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Genero e Música atual-indústria cultural

Experimentamos no mundo atual-á questão de genero distorcida e a falta de identidade criada pelos meios de comunicação em massa e mídia em geral!

No passado,sabíamos quem eramos,quais os nosssos medos e acertos e mais ainda sabíamos o que eram heróis,o que era o certo e o errado e o mais importante: A autonomia presente na música e na cultura!

Hoje,vivenciamos a nulidade de identidade presente em bandas ditas coloridas,emos entre outros ritmos!
Essas pseudo culturas,além de alienar estão criando questões de genero nunca existentes:

Homens que ficam com homens não são homossexuais-apenas pode ser uma brincadeira(??)
Amigas beijam amigas e está tudo certo!

E alem disso,a falta de autonomia é reinante!vamos pensar no seguinte!Devemos fazer as mesmas coisas que os nossos idolos?ou seguir á nossa própria vida?
O que os pais e a familia podem fazer?

Os adolescentes estão seguindo o rumo,tanto da Neo Virgindade quanto das pulseirinhas!
Somos virgens porque nossos idolos tambem são(??)e devemos transar quando arrebentar ás nossas pulseiras?

Como se ve,a indústria cultural está moldando uma sociedade sem autonomia e embaraçosa!o que vamos fazer?
Continuarei a escrever mais e mais sobre a podre indústria cultural!

VAMOS Á LUTA!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1º ELO





27/01/11: encontro de “ELOS”

Presentes:

  • Ludi Um e Gilda (mediadores)

  • Alexandra, Fagner, Plínio e Vinícius (colaboradores).

Temática da discussão:

Apresentação do projeto (explicação de fundamentos e objetivos, discussão sobre tal) apresentação dos participantes, esclarecimentos, estudo sobre a logo do projeto, exibição de vídeo sobre “redes culturais e jovens” e definição do cronograma deste ano.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sobre o Projeto


ARTEUNE é uma iniciativa que propõe encontros para a formação de redes culturais. Acreditamos que este tipo de proposta exerce uma importante função na sociedade contemporânea, reunindo e aproximando pessoas de formações, etnias e gêneros diversos. Esses agentes da rede partilham objetivos, identificam-se com projetos, atuam conforme seu grau de envolvimento e interação o que assegura o caráter horizontal deste tipo de organização. 
 Sendo assim, pretendemos incentivar a articulação de redes culturais com foco nas diferentes manifestações  artísticas através de encontros quinzenais para que os agentes pensem juntos em propostas de atuação para promoção e difusão cultural. Desta forma poderão interagir com seu entorno, alimentando e trocando informações, trazendo suas artes, conhecendo novas formas de produzir e criar, através de uma multiplicidade de interconexões em uma constante busca de diálogo com outras culturas ,criando assim espaços que favoreçam a troca de conhecimento, ampliem o conhecimento, o universo cultural e que permita ao jovem  se perceber como um indivíduo que é capaz de participar ativamente na produção de mostras culturais.
            O Projeto Arteune, através destes encontros promoverá 03 grandes mostras, que acontecerão nos meses de Março, Julho e Novembro de 2011 na unidade do Sesc Niterói e o público terá a oportunidade de dialogar com a dança, teatro, música e as mais variadas formas de expressões artísticas, onde a organização será coletiva, pois acreditamos na juventude, na arte e no potencial de cada um.
            Os encontros de fevereiro acontecerão nos dias 03 e 17 ás 16:00 na sala audiovisual no SESC Niterói.