sábado, 5 de março de 2011

Um pouco sobre criatividade e História

INICIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO HOMEM

DESDE PRÉ-HISTORIA, O HOMEM BUSCA MANEIRAS CRIATIVAS PARA RESOLVER E BUSCAS ENTENDER O MUNDO E JUNTO COM ELE A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESAFIOS LANÇADOS SOBRE ELE, PELA NATUREZA!
PERDIDO EM UM MUNDO HOSTIL E INEXPLORADO, O HOMEM SEMPRE BUSCOU MANEIRAS PARA TENTAR SE ENTENDER E ENTENDER O MUNDO, JÁ QUE FOI LANÇADO EM UM ABISMO SEM TER POR ONDE CORRER!
BOM LEMBRAR, QUE OS PRIMEIROS HOMINIDEOS (HOMENS) TINHAM UM QUARTO DO CEREBRO QUE NÓS TEMOS HOJE, VEMOS ASSIM, QUE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DEMOROU MILHARES DE ANOS (DE TENTATIVAS E ACERTOS) PARA CHEGAR AO PATAMAR /ESTADO ATUAL AO QUAL ESTAMOS HOJE!
FORAM PRECISOS VARIAS ERAS E MUDANÇAS NO PLANETA, PARA QUE O HOMEM PODESSE EXPLORAR, SE CONHECER E SE ENTENDER!
VAMOS PENSAR NO SEGUINTE: SE NÃO TIVESSE ACONTECIDO A ERA GLACIAL, AONDE O HOMEM ATRAVES DA CRIATOVIDADE, TEVE QUE ARRUMAR MEIOS PARA QUE PODESSE MONTAR MECANISMO DE SOBREVIVENCIA E ALIMENTAÇÃO, ESTARIAMOS AQUI HOJE?
FORAM GRAÇAS AS MUDANÇAS BRUSCAS E A VIVENCIA EM UM MUNDO DESCONHECIDO, QUE O HOMEM TEVE QUE SE DESDOBRAR PARA QUE PODESSE VIVER E PODER FAZER/REALIZAR FORMAS DE HABITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, COSTUMES PATRILINEARES (COMO FORMA DE ORDENAR A SUA TRIBO/OU O SEU POVO)!
INVENTAR HEROIS, DEUSES E VILOES, TAMBEM FOI UMA MANEIRA CRIATIVA QUE O HOME ENCONTROU, PARA QUE PODESSE DETER INFORMAÇOES PRIVILEGIADAS-TANTO DOS INIMIGOS QUANTO PARA EXERCER UM DOMINIO SOBRE DETREMINADO LUGAR/PESSOAS/PAÍSES!
VEMOS ASSIM QUE A CRIATIVIDADE NASCEU COM O HOMEM, POIS NO INICIO O HOMEM FEZ USO DELA PARA SUA COMPLETA E COMPLEXA SOBREVIVENCIA!E SE NÃO FOSSE POR ISSO, PROVAVELMENTE SERIAMOS MAIS UMA ESPECIE VIVA EXTINTA!
VEREMOS Á SEGUIR EXEMPLOS DE MOMENTOS PRIMORDIAIS EM QUE O HOMEM UTILIZOU A CRIATIVIDADE, E COM ISSO EXPANDIU OS LIMITES DE SUA CRIAÇÃO:

1-NA HORA DE MONTAR ARTEFATOS E ARMADILHAS (POIS NO INICIO OS ANIMAIS ERAM EM SUA MAIORIA, MUITO MAIORES DO QUE ELES), PARA CONSEGUIR MANTER A SUA ALIMENTAÇÃO!
2-QUANDO PRECISOU SUPORTAR O FRIO DAS ERAS GLACIAIS, CONSTRUINDO FORMAS DE SE AQUECER!
3-COM A DESCOBERTA DO FOGO, O HOMEM DESCOBRIU NOVAS POSSIBILIDADES DE ALIMENTAÇÃO, O QUE POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO DE SUA MANDÍBULA E A SUPREMACIA SOBRE ALGUMAS TRIBOS!
4-Á PARTIR DA CRIAÇÃO DE ARTEFATOS, DEU INICIO Á COMUNICAÇÃO HUMANA (POIS A PARTIR DAÍ TINHAM QUE SE CHEGAR Á UM DENOMINADOR COMUM)!E COM ISSO AO DESNVOLVIMENTO DE NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO!
5-NA CRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PEDRA LASCADA, A POSSIBILIDADE E CRIATIVIDADE DE SE CONSTRUIR, FOI O INICIO DE UM VISLUMBRAR DE NOVO MAR DE POSSIBILIDADES!
6-TÁTICAS DE BATALHAS ENVOLVEM MUITO A CRIATIVIDADE, PARA QUE SE POSSA PENSAR MAIS Á FRENTE E SUPERAR O RACIOCINIO DO ADVERSARIO, SURPREENDENDO-O!
7-SOBREVIVER Á AMBIENTES INOSPITOS DEU UMA BAGAGEM GENETICA AO HOMEM ATUAL PARA QUE NAS ADVERSIDADES POSSA RACIOCINAR E CRIATIVIZAR O MOMENTO E TEMPO CERTO!
8-NAS NEGOCIAÇÕES MERCANTIS, O DOM DE PENSAR ALEM E SER CRIATIVO PARA VENDER ESPECIARIAS FOI UM MARCO NA HISTORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS!
9-EM EXPEDIÇÕES ERA (E AINDA É) IMPRESCINDIVEL AO HOMEM SER CRIATIVO PARA DESVENDAR ENIGMAS E CHEGAR AO PONTO DETERMINADO (PROCESSOS CEREBRAIS COMPLEXOS)!
10-A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE TEORIZAM OS PROBLEMAS, BUSCAVAM MANEIRAS DE SE TER UMA SOLUÇÃO!






É IMPORTANTE SALIENTAR QUE OS ANIMAIS TAMBEM FAZEM USO DA CRIATIVIDADE E RACIOCICIO PARA QUE POSSAM SOBREVIVER E VIVER EM GRUPO!
EIS ALGUNS EXEMPLOS:
1-O CACHORRO QUANDO QUER PASSAR PARA ALGUM OUTRO LADO (E TEM UMA BARREIRA NO MEIO) ELE ESBARRA NA BARREIRA OU DÁ UMA PATADA E LOGO DEPOIS ELE PULA E ESCAPA!
2-UM CACHORRO OU UM GATO QUE BATEM Á PORTA OU COMEÇAM A LATIR, E VOCE CHEGANDO AONDE ELE ESTA ELE TE MOSTRA O QUE ESTA QUERENDO A PARTIR DE UMA VASILHA VIRADA OU ALGUMA OUTRA COISA!
3-OS INSETOS NA HORA DE VIVER EM COMUNIDADE E PRECISAREM MONTAR ALGUM TIPO DE ARMADILHA!
4-OS GOLFINHOS NA HORA DE ESCAPAR DOS PREDADORES FAZEM MANOBRAS PARA UM PROTEGER AO OUTRO E RODOPIANDO NA AGUA PARA CONFUNDIR OS PREDADORES!

MUITAS VEZES DEIXAMOS A CRIATIVIDADE EM SEGUNDO PLANO OU QUASE NÃO A USAMOS, POR MEDO DE INOVAR (O QUE PODE SER PREJUDICIAL (!
OS ANIMAIS DEMONSTRAM CRIATIVIDADE Á TODO MOMENTO,SEJA PARA ESCAPAR DE PREDADORES,SEJA PARA CONSTRUIR MORADIAS, ESCAPAR DO FRIO. ETC!
AS PESSOAS ESTÃO CRIANDO MUITO POUCO E COPIANDO POR DEMAIS, O QUE PODE CAUSAR UM BLOQUEIO CRIATIVO NA HORA EM QUE RALEMENTE PRECISAR!AI QUE ENTRA A IMPORTANCIA DA OFICINA!
QUANDO SE BUSCA FREQUENTEMENTE MELHORAR E ATINGIR OUTROS NIVEIS DE CRIATIVIDADE,É IMPORTANTE QUE SEMPRE ESTEJAMOS CRIANDO,FAZENDO ALGUMA COISA NOVA, QUE DESPERTE AREAS DO CEREBRO QUE POSSAM MELHORAR O NOSSO DESEMPENHO EM ALGUMA DE NOSSAS INTELIGENCIAS!




ABORDAGEM POLEMICA

ALGUMAS PESSOAS ACREDITAM QUE A CRITIVIDADE É UMA HABILIDADE POSSIVEL DE DESENVOLVIMENTO E UM GRANDE PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO!
ENQUANTO QUE OUTRA TEM A VISSÃO DE QUE A CRIATIVIDADE É UMA HABILIDADE INATA, LIGADA Á FATORES GENETICO/HEREDITARIO E, PORTANTO UMA IDENTIDADE DETERMINISTA!(EXTRAIDO DA INTERNET)!
OUTRAS CORRENTES CONSIDERAM QUE OS ESTIMULOS AMBIENTAIS DETERMINAM O QUÃO CRIATIVO O INDIVIDUO IRA SER, A PARTIR DE COMO A ELE É TRAMSTIDO OU COMO ELE INTERAGE COM O MEIO!
Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Quando as pessoas sabem que suas ações serão valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo, o apego aos paradigmas são formas de consolidar o status quo.
ALGUNS ADMITEM QUE A CRIATIVIDADE NÃO TENHA NECESSARIAMENTE LIGAÇÃO COM QUFICIENTE DE INTELIGENCIA (QI), E SIM QUE ELA TEM MAIS AFINIDADE COM A MOTIVAÇÃO DO QUE COM A INTELIGENCIA!















PROCESSO CRIATIVO
-Durante o processo criativo, freqüentemente distinguem-se os seguintes estágios:
.Percepção do problema
>É o primeiro passo no processo criativo e envolve o “sentir” do problema ou desafio.
Teorização do problema
>Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
Considerar/ver a solução
>Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução;é o impacto do tipo:”eureka”.Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema!
Produzir a Solução
>A ultima fase é converter a idéia mental em idéia pratica.É considerada a parte mais difícil,no estilo 1% de inspiração e 99% de transpiração”
Produzir a solução em equipe
>Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando precisam,tanto diagnosticar ou superar um problema quando otimizar ou inovar produtos,serviços e processos!











A criatividade humana se revela a partir de associações e combinações inovadoras de planos, modelos, sentimentos, experiências e fatos. O que realmente funciona é propiciar oportunidades e incentivar os indivíduos a buscar novas experiências, testar hipóteses e, principalmente, a estabelecer novas formas de diálogos, sobretudo, com pessoas de outras formações, tipos de experiências e cultura. Alguns indivíduos altamente criativos já apresentam naturalmente esse padrão de comportamento curioso, investigativo, voltado à experimentação, à inovação e à busca persistente de pequenas e grandes nuances, seja em suas áreas de interesse ou em terrenos nem tão familiares, envolvendo outras culturas, tecnologias, idiomas, etc. São pessoas que intuitivamente fazem o melhor exercício possível para o cérebro ao investir, de maneira consistente, no aprendizado e no estímulo a diferentes capacidades cognitivas e sensoriais.
Em suma, embora seja impossível modificar algumas características essenciais das pessoas, podemos incentivar comportamentos, estilo de vida e formas de interação com o mundo que permitam o desenvolvimento de novos padrões cognitivos e facultem aos indivíduos oportunidades de geração de insights criativos. O mais importante, no entanto, está no fato de que, no contexto organizacional, o que vale mesmo é a capacidade criativa coletiva.

Tipos de criatividade
Pode-se classificá-la segundo o lugar de origem e a forma como se manifesta. Um exemplo de classificação por lugar de origem é a seguinte:
• Criatividade individual:

• é a forma criativa expressa por um indivíduo

• Criatividade coletiva ou criatividade em grupo forma criativa expressa por uma organização, equipe ou grupo. Surge geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo e tem como objetivo principal otimizar ou criar produtos, serviços e processos.Na organização moderna a "criatividade em equipe" é o caminho mais curto e mais rápido para modernização e atualização de seus diversos métodos de gestão e de produção.





Definições De Criatividade

Para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva".
Segundo Flieger (1978), "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio".
• "o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma" (Suchman, 1981)
"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)
• "criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)
• "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)

• "um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística" (Amabile, 1983)

Nenhum comentário:

Postar um comentário